Cenas de novela exibida por TV da News Corp. geram polêmica no Irã
Cenas de novela exibida por TV da News Corp. geram polêmica no Irã
O canal de TV Farsi1, que opera no Irã e faz parte da News Corp. - grupo de mídia de Rupert Murdoch -, está irritando autoridades do país por veicular programas com "conteúdos ofensivos" e "mensagens subliminares".
| Divulgação | |
| Rupert Murdoch |
De acordo com o jornal The Washington Post , a mídia conservadora e a polícia do Irã estão fazendo uma campanha para que o canal não transmita mais imagens e mensagens que contrariem os preceitos islâmicos.
A novela "El Cuerpo Del Deseo", exibida pelo Farsi1, é uma produção norte-americana, falada em espanhol e dublada em persa, que têm em seus capítulos cenas de homens e mulheres se tocando, se beijando e, até mesmo, nudez, o que é proibido pelo Islã.
A revista local Panjareh chegou a publicar uma montagem em que o rosto de Murdoch aparece de forma ameaçadora e com um broche com as cores do canal (rosa e branco), seguida da frase: "Murdoch é um judeu escondido tentando controlar a mídia mundial, e promove o Farsi1. Os programas do Farsi1 podem ser aceitos na cultura ocidental... Mas esta é a primeira vez que essas coisas estão sendo mostradas e oferecidas diretamente", diz a revista.
Mesmo com toda a imprensa iraniana contra a emissora, a Farsi1 tem conquistado um público formado especialmente por mulheres. A polícia local executou, na última semana, uma operação para apreender antenas parabólicas, usadas para captar o sinal da emissora. Um grupo de idosas, que morava em um dos condomínios revistados pelas autoridades, protestou e conseguiu assistir a "El Cuerpo Del Deseo" na casa de uma vizinha.
Leia mais






