Cédula com homenagem a Gabriel García Márquez começa a circular na Colômbia

O Banco de la República, na Colômbia, divulgou uma homenagem ao jornalista e escritor Gabriel García Márquez na última sexta-feira (19/8). Aimagem dele passou a ser impressa nas novas notas de 50 mil pesos.

Atualizado em 22/08/2016 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução Banco de la República Cédulas com a imagem do jornalista colombiano começaram a circular na última sexta-feira (19/8)
Segundo o HuffPost Brasil, a ideia de marcar Gabo nas notas surgiu em 2014, ano de sua morte, por meio de uma lei aprovada pelos parlamentares colombianos. O jornalista morreu aos 87 anos, em decorrência de uma pneumonia.
Em uma face, o escritor é ilustrado vestindo um lique-lique, traje típico do país, o mesmo que usou na cerimônia em que recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1982, enquanto borboletas voam de sua mão esquerda. Na outra, está um desenho da Cidade Perdida, núcleo da cultura indígena Tayrona, que habita a Serra Nevada de Santa Marta, no norte da Colômbia.
Além do autor de "Cem Anos de Solidão", também foram homenageados ps ex-presidentes Carlos Lleras Restrepo e Alfonso López, a antropóloga Virginia Gutiérrez, o poeta José Asunción Silva e a pintora Debora Arango.