CEBELA LANÇA REVISTA pENSARBRASIL
CEBELA LANÇA REVISTA pENSARBRASIL
Atualizado em 02/02/2005 às 18:02, por
Fátima Belchior / Print Comunicação Empresarial.
CEBELA LANÇA REVISTA pENSARBRASIL
A revista pensarBrasil, editada pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), chega ao segundo número em fevereiro, com matéria de capa em defesa do Programa Nuclear Brasileiro. Lançada em dezembro, a publicação, bimestral, tem por objetivo abrir o debate para temas da atualidade, como crescimento econômico, tecnologia, emancipação, saúde, combate à exclusão e à violência. No primeiro número, o desenvolvimento tecnológico do país foi o destaque.
"O leitor tem em mão o primeiro número de uma revista de opinião. Isto quer dizer que pensarBrasil não busca nem isenção nem imparcialidade, de resto impossíveis. Somos um grupo de brasileiros preocupados com o Brasil, e esta revista será porta-voz de nossas reflexões, de nossas dúvidas, de nossas angústias, mas, igualmente, de nossas certezas e de nossos compromissos", comentou no editorial do primeiro número, o editor-chefe da publicação, Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia. A jornalista e escritora Ana Arruda Callado é a redatora-chefe da pensarBrasil.
De fato, a matéria de capa do segundo número ratifica as palavras do professor e jornalista Roberto Amaral, pois sai em defesa da continuidade do programa nuclear brasileiro. Othon L.P. da Silva, considerado o pai do programa paralelo; Rex Nazaré, ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); e Waldimir Pirró e Longo, da Academia Nacional de Engenharia, são autores dos artigos que respondem à questão "Porque o Brasil deve ter um programa nuclear".
Os motivos apontados são vários: diversificação da matriz energética, manutenção da capacitação já adquirida nas áreas científica e tecnológica, além dos estratégicos. Pirró e Longo é firme em sua resposta: "Se nada surgir de novo no panorama energético mundial, vamos depender da energia nuclear. Portanto, consiste enorme irresponsabilidade virar as costas para este tipo de energia. Nessa área não se podem jogar dados", comenta ele.
Com 44 páginas e uma tiragem de cinco mil exemplares, o primeiro número da pensarBrasil foi distribuído inicialmente em bancas do Rio de Janeiro, ao preço de R$ 9,00. O segundo, terá 64 páginas, alcançará 15 mil exemplares, com venda em todo o Brasil.






