CBN Cascavel (PR) se retrata sobre divulgação de resultado de pesquisa eleitoral

CBN Cascavel (PR) se retrata sobre divulgação de resultado de pesquisa eleitoral

Atualizado em 01/10/2010 às 10:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Luciano Carrasco, determinou na última quinta-feira (30) que o grupo Telecomunicações Campos Dourados, que retransmite a programação da Rádio CBN na cidade de Cascavel, divulgue um comunicado sobre a irregularidade de uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto Radar Estatística Ltda.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , a rádio fez o comunicado aos seus ouvintes nesta sexta-feira (01/10), após o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) ter questionado o resultado da pesquisa ao TRE-PR.

O pedido feito pelo PRTB foi acolhido por unanimidade pelos juízes do Tribunal, que alegaram que a pesquisa foi feita "com nomes em sequência, o que poderia induzir o eleitor."

A divulgação da pesquisa pela CBN Cascavel havia sido autorizada pelo juiz Nicolau Konkel Junior, o mesmo que concedeu uma liminar à coligação "Novo Paraná" (PRB - PP - PTB - PSL - PTN - PPS - DEM - PSDC - PHS - PMN - PTC - PSB - PRP - PSDB), que apoia a candidatura de Beto Richa ao governo do Estado, proibindo a veiculação de resultados de levantamentos feitos por três institutos: Datafolha, Ibope e Vox Populi.

O TRE-PR havia alegado que as pesquisas não especificavam o perfil de seus consultados, o que impede analisar a "representatividade" dos diferentes grupos de eleitores.

Leia mais

-