CBM anuncia rescisão de contrato com a Gazeta Mercantil

CBM anuncia rescisão de contrato com a Gazeta Mercantil

Atualizado em 25/05/2009 às 15:05, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

CBM anuncia rescisão de contrato com a Gazeta Mercantil

Por

Arquivo IMPRENSA
Guto Camargo
A partir do próximo dia 1º de junho, o jornal a Gazeta Mercantil não será mais de responsabilidade da Editora JB S.A, de propriedade da Companhia Brasileira Multimídia (CBM). O anúncio foi feito na capa da edição desta segunda-feira (25) do diário.

No comunicado, a editora explica que repassou recursos financeiros à Gazeta para que o diário pudesse sanar suas dívidas trabalhistas anteriores ao arrendamento. No entanto, estas obrigações, entre outras, não foram cumpridas, o que motivou a rescisão contratual.

A editora salientou, ainda, que está à disposição "para colaborar no que estiver ao seu alcance para que o grupo econômico Gazeta Mercantil dê continuidade, sem interrupção, do jornal", mesmo depois da revogação do contrato.

Por fim, a JB S.A se diz convicta de ter, como licenciada, contribuído para o licenciamento e modernização" do diário. A editora encerra o comunicado observando a importância da publicação do jornal para a imprensa brasileira. "(...) espera que a GZM e os demais integrantes do seu grupo econômico dêem continuidade à publicação do renomado jornal, preservando a marca e em benefício da mídia nacional.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Guto Camargo, informou ao Portal IMPRENSA que irá se reunir com a direção do Grupo CBM na próxima terça-feira (26), no Rio de Janeiro, para discutir as consequências do encerramento do contrato com a GZM . "Nós queremos saber como se dará essa passagem, este período de transição e se os funcionários do jornal serão afetados", disse Camargo.

Ele salientou, ainda, que se preocupa com os empregados da Editora Peixes, de propriedade da CBM, já que o grupo não anunciou se a editora permanecerá no prédio da Gazeta . "Com essa rescisão, a gente não sabe exatamente o que vai acontecer com a Peixes", afirmou.

De acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC), o jornal a Gazeta Mercantil não é filiado à entidade desde setembro de 2008. A última editoria de circulação realizada, segundo o Instituto, foi feita em julho daquele ano.

O anúncio foi feito através de comunicado enviado à imprensa esclarecendo que os "números recentemente divulgados relacionados à circulação do veículo não são, portanto, atuais". O IVC lembrou, ainda, que "não fornece informações a respeito de ex-associados".

Leia mais