Casal chinês processa metrô por causa de vídeo divulgado na web

Casal chinês processa metrô por causa de vídeo divulgado na web

Atualizado em 22/01/2008 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Após ser filmado aos beijos e abraços em uma plataforma do metrô na China, um casal de jovens decidiu processar a operadora de metrô,depois que o vídeo foi divulgado no Youtube e em outros sites, obtendo mais de 15 mil acessos em apenas dois dias.

O jornal China Daily afirmou, na edição desta terça-feira (22), que o vídeo tem cerca de três minutos e que foi filmado em setembro de 2007. No entanto, só foi veiculado na internet na semana passada.

Dessa forma, o casal contratou um advogado no interesse "de todos os passageiros do metrô e trem em Xangai", como declarou o homem que aparece no vídeo, para processar a companhia de metrô chinesa. "Agora, toda vez que ando em uma estação do metrô, eu me sinto desconfortável", afirmou.

A operadora Shanghai Metro Operation afirma estar investigando o caso e prometeu "punição severa" se encontrar empregados utilizando os vídeos de forma inapropriada.

As autoridades justificaram a instalação de centenas de milhares de câmeras, em circuito fechado de segurança em grandes cidades chinesas, como forma de reduzir a criminalidade. Entretanto, especialistas e acadêmicos jurídicos pediram uma legislação de privacidade mais forte, com o objetivo de regular o uso de trechos de vídeo e impôr penalidades sobre seu abuso.