Casa Branca defende "Twitter Cubano" e tema segue para o Congresso

A Casa Branca defendeu na última quinta-feira (3/4) a criação do "Twitter Cubano", rede de comunicações projetada para minar a administração comunista da Ilha comandada por Raúl Castro.

Atualizado em 04/04/2014 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

última quinta-feira (3/4) a criação do "Twitter Cubano", rede de comunicações projetada para minar a administração comunista da Ilha comandada por Raúl Castro. O chefe da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que criou o projeto secretamente, deverá participar de uma audiência no Congresso dos Estados Unidos na próxima semana.
Crédito:Reprodução Microblog cubano foi usado para desestabilizar governo de Castro
De acordo com a Associated Press, que investigou o caso, a rede foi construída em sigilo com empresas de fachada e financiada por um banco estrangeiro para atrair a audiência cubana em um primeiro momento e, mais tarde, conduzi-los à dissidência e desestabilizar o governo de Cuba. A audiência deverá explicar algumas questões em torno do programa clandestino, incluindo se a administração Obama informou adequadamente seus planos ao Congresso.
A rede, identificada como ZunZuneo, foi criada em 2010 e atingiu 40 mil inscritos. Os cubanos, no entanto, não tinham conhecimento de que ela foi criada pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, gerenciada pelo Departamento de Estado. Os cidadãos também não sabiam que os funcionários responsáveis reuniam informações pessoais sobre eles, na esperança de que pudessem ser usadas com objetivos políticos.
Os documentos obtidos pela AP mostraram ainda que a equipe americana encontrou evidências de que funcionários tentaram rastrear as mensagens e entrar no sistema. A rede parou de funcionar em setembro de 2012, quando uma licença do governo foi expirada. Funcionários da administração de
Obama argumentaram que não se tratava de uma operação secreta que necessitava de aprovação, alegando que o tema foi debatido no Congresso, embora a lei americana exija autorização por escrito do presidente para essas operações.
As revelações geraram críticas do governo de Cuba. "O governo dos EUA deve respeitar as leis internacionais e os objetivos e princípios do quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) e, portanto, cessar as ações ilegais e clandestinas contra Cuba, que são rejeitadas pelo povo cubano e pela opinião pública", disse Josefina Vidal, diretora para assuntos americanos no Ministério de Relações Exteriores de Cuba em comunicado.

O caso

Uma reportagem da Associated Press revelou que, há dois anos, a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, USAID criou um "Twitter Cubano" com a intenção de propagar a insatisfação com o governo local. Conhecido como ZunZuneo, o sistema de mensagens de texto poderia contornar a regulamentação da internet de Cuba.