Cartunista carioca faz álbum de figurinhas contra a Copa do Mundo

O "Ñ Vai Ter Copa" mostra os protagonistas de protestos. A cada semana são feitos novos “pacotinhos”, distribuídos com 4 imagens de 2 times.

Atualizado em 23/05/2014 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Enquanto manifestantes queimam o álbum de figurinhas oficial da Copa, o artista gráfico e cartunista Sandro Menezes preferiu fazer diferente criando uma opção para quem não tem desejo de colecionar os cards do evento por ser contra o Mundial no Brasil. O "Ñ Vai Ter Copa" coloca no lugar de imagens de jogadores os protagonistas de protestos. A cada semana, são disponibilizados na Internet novos “pacotinhos”, distribuídos com quatro imagens de dois times.
Crédito:Reprodução/Facebook Imagens lembram protestos no país
De acordo com o Estado de S. Paulo , as equipes são divididas entre manifestantes e políticos e policiais. "Poucas vezes trabalho com humor, porque a situação dos direitos humanos não está para piada. Mas o álbum ficou uma coisa lúdica, ganhou um ar de arte de rua", diz Menezes. O cartunista não desenvolvia cartoons políticos até que as jornadas de junho lhe chamaram a atenção para o tema. Na época, ele chegou a criar um perfil no Facebook chamado “ ”, que se propõe a fazer “design indignação”.
O primeiro pacote do "Ñ Vai Ter Copa" já foi produzido. Nele, será possível identificar a professora Lenita Oliveira, que enfrentou em ato na Câmara Municipal policiais militares e black blocs. Eles fazem parte do time caracterizado como “nós” pelo artista gráfico. Os adversários ("eles") têm como técnico Eduardo Cabral (referência ao prefeito Eduardo Paes e ao ex-governador Sérgio Cabral) e um guarda que destruiu donativos para os moradores tirados da Favela da Telerj, em abril.