Cartunista brasileiro diz que fazer humor é fácil no Brasil

Cartunista brasileiro diz que fazer humor é fácil no Brasil

Atualizado em 12/02/2008 às 16:02, por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA.

Por

José Raymundo Costa do Nascimento preferiu os desenhos e as caricaturas aos estudos em técnicas de eletrônica. RayCosta, como prefere ser chamado, é um dos caricaturistas mais premiados do Rio de Janeiro, devido aos seus traços cheios de cores, críticas e diversão.

Sobre o início de sua carreira, RayCosta diverte-se: "Comecei com meus três aninhos, já velho (risos). Minha mãe desenhava pra eu dormir". Atualmente, com 25 anos, o "ratunista", título também de sua preferência, mantém um blog atualizado com seus últimos trabalhos, que envolvem temas como ecologia, religião e política, até caricaturas de personalidades como Sandy, Romário e Ronaldinho Gaúcho, sua preferida.

Freddie Mercury

Seu blog teve início em abril de 2007, com criações em quadrinhos e ilustrações. No entanto, foram dez anos antes que marcaram o início de diversas premiações que RayCosta ganhou dentro e fora do País.

Em 1997, foi premiado no 1º Concurso de Desenho:No Papel da Comunicação do Rio de Janeiro e, em seguida, ficou em primeiro lugar na amostra de desenhos de super-heróis da TV e dos quadrinhos. Foi apontado pelo O Pasquim 21 como o melhor cartunista da zona oeste da capital carioca e por aí foi, ou melhor, vai, com premiações até mesmo no Irã, na Síria e na Polônia.

Ronaldinho Gaúcho

O ratunista, "aquele cartunista louco por salão de humor", afirma que é fácil fazer humor no Brasil. "Temos exemplos na política e, além disso, todos [aqui] são muito feios, só as mulheres são bonitas". "Prefiro os desenhos de humor. Gosto de ver a reação das pessoas. Gosto quando elas riem umas das outras", completa.

Rapunzel

Uma de suas homenagens mais recentes foi ser selecionado, pelo site UOL, como um dos mais talentosos desenhistas brasileiros de 2007, apresentando cartuns, caricaturas e tiras que foram premiados em diversos Salões do Humor pelo mundo.

Ecologia

"No momento, não estou publicando. Desenho em casa ou no Projeto Sorrialengo - lugar porreta! -, onde me reúno para produzir e também para colocar a fofoca em dia. Cartunista também fofoca, e muito", finaliza.