Cartas na mesa
Cartas na mesa
O PT está esquentando os tamborins para o seu mais importante evento dos últimos tempos. Entre os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, acontece, em São Paulo, o Terceiro Congresso Nacional do partido. Na edição de agosto, IMPRENSA apresenta as propostas das principais correntes petistas para a comunicação. Aqui no Hot Site da revista você confere como se comunica o partido do presidente Lula.
A Secretaria Nacional de Comunicação do PT fica na sede do Diretório Nacional, em Brasília. Lá, sob o comando de Gleber Naime, trabalham quatro jornalistas - além de um outro em São Paulo - e três auxiliares. "Nossa principal tarefa é cuidar das inserções e dos programas de rádio e TV do partido. Mas também abastecemos o site e produzimos o Boletim do Dirigente . A verdade é que N unca tivemos uma estrutura de comunicação à altura do tamanho do partido", avalia Gleber. Ainda segundo o jornalista, o que compensou essa deficiência foi a força da militância e das propostas políticas do PT. Agora, ele tenta ajustar esse quadro. No dia 19 de junho sua secretaria promoveu um encontro que reuniu dirigentes de comunicação de 20 estados. Dessa reunião saíram duas propostas: primeira, que ao setor de comunicação seja destinado um percentual do orçamento do partido, e segunda, que se construa o Sistema Nacional de Comunicação do PT e um portal que agregue todos os diretórios estaduais.
Dada a crise financeira que atinge o partido, o pedido de uma fatia do orçamento pode não ser aceito tão rapidamente, mas o projeto do novo site deve entrar no ar já neste mês. O PT também planeja criar uma agência de notícias própria e uma área de páginas pessoais que os filiados poderão configurar de acordo com seus interesses.
Atualmente o site do Diretório Nacional recebe entre 10 e 15 mil acessos por dia. Nele podemos ler notícias, artigos e resoluções, conhecer a estrutura do partido e encontrar fotos e vídeos. Também há links para a Entrevista da Semana com Ricardo Berzoini (o presidente do partido) e para alguns hotsites . Além disso, existe o Boletim do Dirigente . "Esse boletim é atualizado semanalmente, mas passamos a fazer uma versão impressa dele, mensal, de 20 mil exemplares, para distribuir às localidades onde o acesso à Internet é complicado", diz o secretário.
Sobre os diretórios estaduais, treze deles (SP, BA, CE, DF, MT, MG, PR, PI, RJ, RS, SC, AP e ES) mantêm sites atualizados e somente cinco (SP, SC, BA, PI e PA) distribuem publicações impressas. Fora a comunicação interna, o PT também conta, desde 1996, com a Fundação Perseu Abramo para fazer circular suas idéias. O atual presidente da fundação, Ricardo de Azevedo, diz que eles mantêm, desde o início, um site, uma editora, um núcleo de opinião pública, um de reflexão político-ideológica, e o projeto Memória. Ricardo é sociólogo e foi um dos fundadores do PT. Também foi o primeiro diretor da revista Teoria e Debate , da qual é hoje o coordenador editorial. A revista é a publicação mais antiga do partido e está completando 20 anos em 2007.
Leia matéria completa na edição 226 de IMPRENSA






