Carlos Minc critica texto do The New York Times sobre Amazônia

Carlos Minc critica texto do The New York Times sobre Amazônia

Atualizado em 20/05/2008 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Carlos Minc critica texto do The New York Times sobre Amazônia

O secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc - convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o cargo de ministro do Meio Ambiente - sugeriu que o autor da reportagem publicada na última segunda-feira (19), no jornal The New York Times, sofre de desequilíbrio psicológico.

A reportagem, assinada pelo correspondente do NYT no Rio de Janeiro, Alexei Barrionuevo, afirma que a Amazônia não seria brasileira, mas sim internacional. "Quem faz uma proposta dessas deveria passar por uma requalificação psicológica, tal o disparate que contém. Os donos (da Amazônia) somos nós", declarou Minc ao sair da residência de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente.

Minc deu sua receita para o Brasil mostrar que é competente nos cuidados com a Amazônia: "é evitar que vire carvão, garantir o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, e isso o Brasil sabe fazer. As ajudas externas são bem-vindas, desde que em projetos capazes de preservar".

O secretário confirmou que pedirá ao presidente Lula a liberação das verbas contingenciadas para o Meio Ambiente, que totalizam, segundo ele, R$ 850 milhões. Ele disse ter sido informado de que só 10% das verbas - resultantes de royalties de uso de água por hidrelétricas e empresas de saneamento e de royalties do petróleo - chegam ao Ministério do Meio Ambiente.

Minc disse acreditar que, como Lula quer um Ministério do Meio Ambiente forte, "vai liberar as verbas" contingenciadas. "A pior coisa que poderia acontecer, após a saída de Marina Silva, era ter um ministério fraco, que não se impusesse ou não tivesse recursos para trabalhar", afirmou.

"Porque é só com dinheiro que você tem condição de entrar na discussão científica, na condição de participar da discussão sobre ciência e tecnologia, saneamento ambiental", declarou o secretário, que acrescentou que o problema do saneamento ambiental é hoje a principal causa da poluição dos rios.

As informações são da Agência Estado

Foto: Valter Campanato

Leia mais