Carlos Mendo, um dos fundadores do El País, morre aos 77 anos

Carlos Mendo, um dos fundadores do El País, morre aos 77 anos

Atualizado em 24/08/2010 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Carlos Mendo, um dos fundadores do El País , morre aos 77 anos

O jornalista espanhol Carlos Mendo, que integrou a equipe fundadora do jornal El País , morreu na última segunda-feira (23), aos 77 anos, depois de ter ficado longo período doente. Mendo trabalhou para a rádio Cadena Ser, para a emissora CNN+, e já foi correspondente para as agências United Press International (UPI) e EFE.

Segundo informações da AFP, o jornalista deixou o Direito para se dedicar ao Jornalismo em 1958, quando começou a carreira na EFE. Na década de 1960, trabalhou como correspondente em Roma para a UPI e, em 1962, foi nomeado diretor da agência na Espanha.

Mendo era filiado ao Partido Popular na Espanha e fez parte do conselho de administração da rádio e TV espanhola. Em 1997, deixou o cargo por discordar da linha informativa do governo em relação ao Grupo Prisa, ao qual era vinculado.

Em 1971, o espanhol recebeu o Prêmio Wellington de Jornalismo, e, em 1988, o Prêmio Associação de Imprensa Rodríguez Santamaría por seu trabalho na área. Mendo também foi responsável pela expansão internacional do El País e da EFE, abrindo escritórios do jornal nos EUA e da agência na América Latina, África, Filipinas e em outros países europeus.