Carlos Mendo, um dos fundadores do El País, morre aos 77 anos
Carlos Mendo, um dos fundadores do El País, morre aos 77 anos
Carlos Mendo, um dos fundadores do El País , morre aos 77 anos
O jornalista espanhol Carlos Mendo, que integrou a equipe fundadora do jornal El País , morreu na última segunda-feira (23), aos 77 anos, depois de ter ficado longo período doente. Mendo trabalhou para a rádio Cadena Ser, para a emissora CNN+, e já foi correspondente para as agências United Press International (UPI) e EFE.
Segundo informações da AFP, o jornalista deixou o Direito para se dedicar ao Jornalismo em 1958, quando começou a carreira na EFE. Na década de 1960, trabalhou como correspondente em Roma para a UPI e, em 1962, foi nomeado diretor da agência na Espanha.
Mendo era filiado ao Partido Popular na Espanha e fez parte do conselho de administração da rádio e TV espanhola. Em 1997, deixou o cargo por discordar da linha informativa do governo em relação ao Grupo Prisa, ao qual era vinculado.
Em 1971, o espanhol recebeu o Prêmio Wellington de Jornalismo, e, em 1988, o Prêmio Associação de Imprensa Rodríguez Santamaría por seu trabalho na área. Mendo também foi responsável pela expansão internacional do El País e da EFE, abrindo escritórios do jornal nos EUA e da agência na América Latina, África, Filipinas e em outros países europeus.






