Caricatura postada no Facebook gera onda de violência na Índia

Um usuário não identificado da rede social postou imagens consideradas ofensivas por diversas comunidades indianas, o que gerou protestos.

Atualizado em 04/06/2014 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

As ruas da cidade de Puna, no oeste da Índia, e também na capital Mumbai, foram tomadas por manifestações violentas nesta quarta-feira (4/6), por conta de um post no Facebook. Um internauta não identificado publicou caricaturas do herói histórico Chatrapati Shivaji e do político Balasaheb Thackeray, ex-líder do partido Shiv Sena.
Segundo a agência EFE, as imagens foram compartilhadas na última sexta-feira (30/5). Funcionários e militantes do partido tomaram as ruas, atirando pedras e danificando prédio públicos, até entrar em confronto com as forças policiais. Em Pune, um homem morreu e outros dois ficaram feridos no tumulto generalizado. Outras 144 pessoas foram detidas. Segundo o portal International Business Times, o autor da postagem foi preso sob a acusação de "insultar as crenças religiosas de um grupo".
Não é a primeira vez que um post nas redes sociais gera ondas de violência na Índia. Em 2012, duas adolescentes criticaram as políticas de Thackeray e também despertaram a ira dos membros do Shiv Sena. Na ocasião, os militantes do partido atacaram uma clínica que pertencia ao tio de uma das jovens.