"Caravana do Esporte" da ESPN comemora dez anos e 2,64 milhões de crianças atendidas

Na última terça-feira (5/8), a ESPN Brasil realizou uma coletiva de imprensa para comemorar os dez anos do programa "Caravana do Esport

Atualizado em 06/08/2014 às 17:08, por Vanessa Gonçalves.

Na última terça-feira (5/8), a ESPN Brasil realizou uma coletiva de imprensa para comemorar os dez anos do programa "Caravana do Esporte", um projeto realizado em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Esporte e Educação (IEE). A partir da próxima temporada, a atração contará com apoio da The Walt Disney Company.


Crédito:Divulgação Projeto da ESPN completa dez anos com 100% de continuidade nos municípios atendidos


Participaram do evento Russell Wolff, vice-presidente executivo e diretor administrativo da ESPN International; German Hartenstein, diretor geral da ESPN Brasil; Adriana Saldanha, diretora-geral do "Caravana do Esporte"; Miguel Vives, vice-presidente sênior da The Walt Disney Company; Rodrigo Fonseca, representante da Unicef; e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, representante do IEE.


O balanço da primeira década do projeto, que tem como missão a mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito das crianças à educação, cultura, esporte e lazer, traz números positivos sobre a iniciativa. Neste período, o "Caravana do Esporte", que contou com 80 atletas envolvidos, visitou 91 municípios de 22 estados, atingiu 30 mil professores e atendeu 2,64 milhões de crianças no Brasil.


O resultado mais importante é 100% dos municípios continuaram as ações após a passagem do programa, mesmo que adaptando-se à realidade local. Em razão disso, o projeto será ampliado na próxima temporada, que começa a partir deste mês. As crianças e adolescentes impactados pelo "Caravana do Esporte" participarão da formação de jovens comunicadores — para que possam produzir conteúdos jornalísticos sobre os locais onde vivem, formação jovens ambientalistas — visando a preservação do meio ambiente nas regiões visitadas pelo programa, e por fim, do cinema caravana, com filmes e documentários, ampliando o leque de informação e diversão.


Em 2014, o programa visitou cidades como Muritiba, Castro Alves, Monte Santo e Quijingue, Nazaré e Maragogipe, no Recôncavo Baiano. Até o fim do ano, ainda passará por Amambaí MS), Porto da Folha (SE), Conceição da Barra (ES), São Paulo (SP) e Ribeira do Pombal (BA).


Para Ana Moser, mais que contribuir indiretamente na formação de atletas olímpicos, o projeto " cria uma cultura de prática esportiva, não só a cultura de assistir o esporte na frente da televisão, mas algo que represente o dia a dia dos jovens, na rotina desses lugares".


Por fim, Adriana Saldanha revelou que o programa terá um site próprio para divulgar suas andanças pelo Brasil, ganhando maior espaço para apresentar os resultados. Responsiva, a página se adapta à leitura em tablets, smarthphones e desktops.

Homenagem


Na celebração desses dez anos de programa, a ESPN Brasil homenageou alguns dos atletas-professores que integram ou já integraram o "Caravana do Esporte". Em vídeo exibido, a emissora agradeceu ao ex-jogador Sócrates, que participou do primeiro episódio e foi um dos colaboradores da iniciativa.


Além dele, nomes como Lars Grael, Fofão, Ida Robson caetano, Diogo Silva, Patricia Medrado, Zezé sales, Soraia André, Hugo Hoyama, Rivellino e Afonsinho, entre outros, receberam placas de agradecimento.


Leia também

-

-

-