Caos aéreo atrapalha TV Cultura na realização de documentário
Caos aéreo atrapalha TV Cultura na realização de documentário
Por duas vezes, produtores coreanos da KBS - com quem a TV Cultura mantém parceria para realização de um documentário sobre aquecimento global - questionaram a eficácia do transporte aéreo brasileiro na ocasião do embarque da menina Bárbara Paes, que irá integrar a expedição ao Pólo Norte, onde será rodado o programa.
Poucas horas antes de Bárbara embarcar, na tarde do último sábado (28/07), produtores da KBS ligaram para a TV Cultura sugerindo o cancelamento da viagem. Preocupados com o noticiário sobre a crise aérea no Brasil, eles temiam atraso no vôo, o que faria com que a menina não chegasse a tempo de fazer sua conexão e se integrar ao grupo. Bárbara deveria encontrá-los em Londres, com intervalo de tempo entre a chegada do vôo do Brasil e o embarque para Oslo de apenas uma hora.
Para que os produtores coreanos se tranqüilizassem, a TV Cultura montou um esquema alternativo, no qual Bárbara embarcaria mais cedo em um vôo para Paris e, de lá, para Oslo. Com este novo esquema, a garota, de 14 anos, teve que fazer sozinha o translado de um terminal a outro e o embarque para a Noruega.
Mesmo com o esquema alternativo, um pequeno atraso no desembarque preocupou novamente os produtores coreanos, que fizeram contato telefônico com a emissora brasileira até que a menina chegasse.
Bárbara já se juntou ao grupo de adolescentes da Itália, França, Austrália, Inglaterra, Japão, Bangladesh e Quênia, reunidos pela TV pública da Coréia do Sul (KBS) para a realização do documentário em centros de pesquisa acima do Círculo Polar Ártico.
Para contar sua aventura no Pólo Norte, Bárbara Paes manterá um , no site da Cultura.






