Candidatos às eleições deste ano defendem uso irrestrito de Internet em campanha
Candidatos às eleições deste ano defendem uso irrestrito de Internet em campanha
Enquanto a Justiça quer restringir a utilização da internet nas campanhas municipais deste ano, candidatos defendem o uso da rede, sob o argumento de que as regras do mundo real devem ser aplicadas ao mundo virtual.
Estimativas mostram que cerca de 40 milhões de brasileiros têm acesso à Internet. Portanto, os políticos alegam que a rede mundial de computadores é um instrumento barato e democrático de contato com os eleitores.
A resolução 22.718 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê regras para a campanha eleitoral deste ano, permite propaganda eleitoral na Internet apenas em sites em nome do candidato.
"A resolução da Justiça eleitoral é equivocada no mérito. Ao invés de estimular, inibe o uso da Internet, e causa situação de instabilidade jurídica", afirmou o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.
Torquato Jardim, ex-ministro do TSE, declarou que a decisão da Justiça de decidir pontualmente sobre eventuais excessos na Internet é "sábia". "Se alguém for tão incompetente a ponto de ser identificado (na Internet), então poderá sofrer sanção da lei", disse.
Para a comissão da Câmara, os candidatos devem ter o direito de fazer campanha de todas as formas - em um site próprio, em salas de bate-papo, em um blog, na rede social (Orkut, YouTube), por e-mail.
Especialistas têm recomendado a candidatos que frequentem comunidades como o Orkut para interagir com os usuários, formados principalmente por jovens e na maioria avessos a temas políticos. Seria um espaço para o diálogo e não para o costumeiro discurso.
O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), também membro da comissão da Câmara, defende doações em sites de candidatos. Pelo cartão de crédito, o eleitor faria sua doação online, o que seria transmitido para um terminal da Justiça eleitoral, que faria o controle. "Seria uma forma de os pequenos doadores participarem", disse Bittar.
As informações são da Reuters
Leia mais






