Canal Rural e Dinheiro Vivo lançam "Ibovespa" do agronegócio
Canal Rural e Dinheiro Vivo lançam "Ibovespa" do agronegócio
A partir do trabalho de economistas, analistas de mercado e jornalistas, o Canal Rural e a Agência Dinheiro Vivo criaram os critérios do Índice Canal Rural (IC-R), com as ações das principais empresas do setor.
A carteira teórica do Índice será composta por dez empresas, escolhidas com base no índice de negociabilidade utilizado pelo Ibovespa. Juntas, estas empresas representam cerca de 90% do setor na Bovespa, quando são considerados a quantidade de negócios no mercado à vista e o volume financeiro movimentado nos últimos três meses.
A definição do universo das empresas também levou em conta a classificação da Economática (excluindo-se empresas que não realizaram negócios no último ano) e considerações de analistas do setor.
O objetivo do Índice é acompanhar mais de perto o desempenho das empresas relacionadas ao agronegócio. O setor, que nunca teve tradição neste mercado, vem aumentando significativamente às iniciativas de abertura de capital.
Frigoríficos e até mesmo empresas ligadas diretamente ao plantio de grãos ingressaram na Bovespa e vêm apresentando bons resultados.
A primeira divulgação do índice foi feita na estréia do programa "Agribusiness Online", nesta segunda-feira (3), às 8h30, no Canal Rural. O programa terá duas edições diárias ao vivo (8h30min e às 10h30), com apresentação dos jornalistas Luís Nassif e Alessandra Mello. A estréia inclui ainda uma entrevista ao vivo com o presidente da Abag Carlo Lovatelli, além da participação de correspondentes internacionais.
Leia mais:






