Canal "Foco" oferece conteúdo jornalístico em linguagem jovem no YouTube

Lucas e Diogo tem pouco mais de 20 anos e investigam temas de interesse público, sem o discurso imparcial do jornalismo tradicional.

Atualizado em 10/06/2014 às 15:06, por Lucas Carvalho*.

Lucas Paes de Oliveira (21) e Diogo Defante Rodrigues (23) não se consideram jornalistas, mas são apresentadores de um novo canal do YouTube com conteúdo jornalístico alternativo. “ ” é a nova aposta da Paramaker, produtora de conteúdo de Felipe Neto, responsável pelo canal “Parafernalha”.

O projeto apresenta vídeos semanais e reportagens de rua sobre temas relevantes, tudo sob uma ótica jovem e livre do discurso imparcial do jornalismo tradicional. “Nosso objetivo é estar no olho do furacão”, afirma Rodrigues. “O propósito é mostrar o que a TV não mostra, sem censura e com uma linguagem atual. Aqui, o entrevistado pode falar palavrão, não precisa ter aquele jeito formal pra falar sobre um problema que está atingindo ele… E as pautas são sempre voltadas mesmo para problemas sociais”, acrescenta. Crédito:Reprodução Diogo (esq) e Lucas (dir) apresentam as matérias
O primeiro vídeo do canal entrou no ar no último dia 19 de maio, tratando sobre a remoção dos moradores do prédio abandonado da Telerj, no Rio de Janeiro (RJ). De lá para cá, entraram na pauta do canal “Foco” a greve dos rodoviários no capital fluminense, a segurança das escolas públicas cariocas e a situação do transporte público no Brasil. Tudo sob o olhar de quem está "dentro do problema".
“Quando a grande imprensa vira a câmera para alguns problemas que são reais da sociedade, ela parece que está de fora. Como se eles estivessem em um outro país. Eles não demonstram que estão dentro do problema, mas eles estão. A mídia é que informa o povo, e se ela não faz isso direito, ela também é um problema”, comenta Oliveira.
O canal busca atingir o público jovem, com uma linguagem mais comum aos usuários de internet e com o objetivo de trazer informação para as novas gerações que têm se distanciado cada vez mais das mídias tradicionais. A dupla de apresentadores considera que o “Foco” representa o interesse de grande parte desse novo público, do qual eles mesmos fazem parte, e que ainda sofre com a falta de conteúdo informativo voltado para eles na internet.
“A gente sabe que isso interessa a todas as idades, mas a gente tenta usar a linguagem dos jovens, justamente porque a gente é jovem! A gente não se considera jornalista por que seria até um insulto para quem faz a faculdade, pega o diploma, leva a informação de qualidade para as pessoas. A gente faz da nossa forma como uma maneira de desabafo. […] É certo que o futuro do país são os jovens. E esse público tem que se informar e se politizar.
A dupla afirma ainda que espera que as novas gerações corram atrás de informação, em vez de aguardar com passividade pela iniciativa da grande imprensa. “A gente está aprendendo muito com essas matérias e esperamos que outras pessoas façam o que estamos fazendo. Que usem a internet, o instrumento que a gente tem hoje para mostrar a verdade sem a chatice da televisão de não pode falar isso e aquilo.”
Assista ao trailer do canal:

* Com supervisão de Danúbia Paraizo