Canal estatal sírio informa estopim da Primeira Guerra Mundial como notícia urgente

‘Vinte feridos em uma explosão durante passagem da comitiva do arquiduque’, noticiou. Assassinato é visto como estopim da 1º Guerra Mundial.

Atualizado em 04/07/2014 às 10:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Um canal estatal sírio fez o anúncio de um atentado ao arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro. O problema é que a notícia veiculada no último sábado (28/6), dada como urgente pela emissora, é de um século atrás. “Vinte feridos em uma explosão durante passagem da comitiva do arquiduque”, dizia a tarja do breaking news do telejornal.
Crédito:Reprodução Emissora confundiu especial sobre a Primeira Guerra com conflitos atuais na Síria
Segundo o Globo , o episódio é considerado como estopim da Primeira Guerra Mundial. A confusão de datas pode ter ocorrido por causa de uma iniciativa da rede britânica BBC, que criou uma conta no Twitter em recordação ao centenário do início da primeira grande guerra.
No perfil também foi publicada a morte de Ferdinando. A situação inusitada foi descoberta por um jornalista da agência AFP, que descreveu o erro por meio de sua pessoal. “A televisão síria confunde os tweets da sobre a Primeira Guerra Mundial com notícias novas”, escreveu.