Canal do governo na TV digital abrirá espaço para programação comunitária
Canal do governo na TV digital abrirá espaço para programação comunitária
O Canal da Cidadania, um dos quatro canais digitais abertos de televisão que serão criados com o advento da TV digital para uso da União - os outros três são o canal do Poder Executivo, o canal de Educação e o canal de Cultura - vai abrir espaço para a programação de teor comunitário e local, hoje transmitida pelos canais comunitários em sistema fechado, a cabo. A informação é do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara.
Segundo o consultor, o ministério deve, até o final do ano, produzir uma portaria disciplinando o funcionamento do Canal da Cidadania. Por ser digital, o canal pode ter até quatro programações simultâneas, como se fossem "sub canais". A programação comunitária seria veiculada em um deles.
No entanto, Bechara não confirmou se, com a chegada da nova tecnologia, os canais comunitários passarão automaticamente a ser emitidos no espectro aberto, através de um dos "sub canais" do canal Cidadania.
A expectativa do segmento é que o ministério regulamente o funcionamento do canal da Cidadania de forma a abrir espaço para que o terceiro setor (Organizações Não-Governamentais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) possa utilizá-lo. Com informações da Agência Brasil.






