Campus Party começa nesta terça e espera seis mil participantes em Valência

Campus Party começa nesta terça e espera seis mil participantes em Valência

Atualizado em 28/07/2008 às 18:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Na madrugada desta terça-feira (28), começa, em Valência, na Espanha, a 12ª edição da Campus Party, com um ato apadrinhado pelo criador da World Wide Web (www), Tim Berners-Lee. Para o evento, são esperados cerca de seis mil participantes, espalhados em dois pavilhões disponíveis para montar tendas ou colocar colchões para passar a noite.

Internautas de todos os lugares se dirigem à Campus Party onde podem fazer downloads de material da internet a uma velocidade muito superior à convencional ou jogar on-line. Para esta edição, os organizadores declararam querer "se concentrar no conteúdo" e enfrentar o desafio de se transformar em algo mais do que um simples espaço para as atividades acima mencionadas.

"É preciso superar aquilo em que a Campus se baseia como em baixar coisas. As experiências no Brasil e na Colômbia mostraram que as pessoas vão lá para aprender, assistir às oficinas", explicou Fernando Ortuño, um dos coordenadores do pavilhão em que os primeiros participantes do evento já começaram a se instalar.

Mesmo os primeiros a chegar, não se livraram da espera nas filas para a entrada, embora alguns tenham aproveitado para comprar as primeiras provisões e carregá-las nos carros que utilizaram para chegar ao local. Como a maioria dos frequentadores do evento são jovens, um grupo de especialistas, da mesma faixa etária, prepararam para a edição deste ano uma espécie de discoteca com "uma tenda em que estão os computadores, um sistema de luzes e uma máquina de fumaça".

Além do Congresso Nacional de Simulação, o evento recebe também empresas e instituições relacionadas com tecnologia que devem aproveitar para apresentar seus novos produtos em um contexto propício, como reconheu hoje o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA).

O INTA é um organismo dependente do Ministério da Defesa que montou uma exposição pela primeira vez no evento. "Com isto queremos ficar conhecidos. A missão é apoiar a indústria para que a tecnologia avance, sobretudo, no campo da aeronáutica e do espaço", afirmou um de seus responsáveis, Enrique Gómez.

Na versão brasileira do site oficial do evento, é possível acompanhar ao vivo tudo o que acontece nos galpões, diretamente da Espanha. O site anuncia, inclusive, os preparativos para a segunda edição do Campus Party Brasil, que acontece entre 19 a 25 de janeiro de 2009, em São Paulo.

Com informações da agência EFE

Leia mais