Campanha internacional pede a nomeação de um “defensor dos jornalistas” na ONU

Uma coalização internacional de organizações lançaram uma campanha para a nomeação de um "defensor dos jornalistas" na ONU. A prop

Atualizado em 07/04/2017 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.



Uma coalização internacional de organizações lançaram uma campanha para a nomeação de um "defensor dos jornalistas" na ONU. A proposta, promovida pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), pede a criação do cargo de Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Segurança dos Jornalistas, que terá capacidade de ação rápida e a legitimidade necessária para coordenar todos os esforços da ONU para garantir a segurança dos profissionais. Crédito:Reprodução De acordo com a RSF, o objetivo é implementar um mecanismo concreto de aplicação do direito internacional para reduzir o número de jornalistas mortos anualmente no exercício da profissão. A ONG informa que, nos últimos 10 anos, 780 jornalistas e colaboradores da mídia foram mortos e, só em 2016, foram 78 jornalistas assassinados em todo o mundo.
Qualquer organização internacional, ONG ou meio de comunicação, pode fazer parte da campanha, basta preencher o formulário que está neste . Mais informações no .