Campanha do Daily Mail tenta evitar extradição de cracker que sofre de autismo

Campanha do Daily Mail tenta evitar extradição de cracker que sofre de autismo

Atualizado em 03/07/2009 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Campanha do Daily Mail tenta evitar extradição de cracker que sofre de autismo

Nesta sexta-feira (03), o jornal britânico Daily Mail lançou uma campanha para evitar a extradição para os Estados Unidos do cracker Gary McKinnon, acusado de invadir os computadores do Pentágono, da Nasa (agência espacial norte-americana), da Marinha e do Exército dos EUA.

Descoberto enquanto tentava baixar imagens da Nasa que para ele foram manipuladas para esconder indícios de vida extraterrestre, McKinnon, sofre da síndrome de Asperger, uma forma de autismo.

Para o especialista Simon Baron-Cohen, a ação de McKinnon não pode ser considerada um ato criminoso porque foi "a atividade de alguém que sofre de um transtorno". "A doença produz uma visão estreita que faz com que, na busca da verdade, as pessoas não vejam as potenciais consequências sociais para as outras", declarou.

Segundo a agência de notícias Efe, o Daily Mail pediu publicamente que o ministro do Interior, Alan Johnson, impeça a extradição do cracker, alegando que ele já pediu desculpas e que a prisão fora do país representa um risco à sua vida. Como a defesa de McKinnon não pode mais recorrer, ele pode ser enviado aos EUA em poucas semanas.

"O que fiz foi ilegal e foi mal, mas a reação dos americanos é agressiva e totalmente desproporcional", disse o acusado ao Daily Mail . A campanha do jornal conta com o apoio de vários parlamentares britânicos, que discordam de uma lei de extradição firmada entre Londres e Washington.

Leia mais