"Caminhos da Reportagem", da TV Brasil, mostra Haiti, Azerbaijão e Níger
"Caminhos da Reportagem", da TV Brasil, mostra Haiti, Azerbaijão e Níger
O "Caminhos da Reportagem" da próxima quinta-feira (17), às 22h, vai até o Haiti, uma ex-colônia francesa, localizada na ilha Hispaniola, no Mar do Caribe. Considerado o país mais miserável da América Latina, a maioria dos nove milhões de habitantes do Haiti vive com menos de dois dólares por dia e em áreas onde não há serviços básicos como saneamento, coleta de lixo, energia elétrica e água potável.
Apesar da pobreza e dos problemas sociais, a população haitiana mostra que é criativa. Os repórteres Maria Eugênia Castilho e Gilvan Rocha estiveram em Porto Príncipe - a capital do país. No bairro de Croix dês Bouquetes, eles conheceram artesãos que transformam pedaços de carros velhos e de latões de lixos em arte. E ainda: um arquiteto que reaproveita a borracha dos pneus dando cor e forma a animais como tucanos e araras.
Em Jacmel, os haitianos dão outro exemplo de como sobreviver em meio a tanta miséria. Considerada a capital cultural do país, a cidade investe no comércio e no turismo em busca de uma solução para os problemas que afetam a população: a pobreza e a violência urbana.
Violência que, nos últimos cinco anos, está diminuindo e é combatida pelos soldados da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti - a Minustah. Desde quando chegou ao país, em 2004, a força de paz da ONU é comandada por militares brasileiros, mas conta com a ajuda de soldados de vários outros países. Os capacetes azuis trabalham dia e noite para garantir a segurança da população haitiana e, aos poucos, ajudam a restabelecer a ordem no país.
O programa mostra também outros dois países, o Azerbaijão e Níger. No Azerbaijão, país localizado entre a Europa e a Ásia Ocidental, vive uma comunidade que reativou um antigo sistema de distribuição de água - o Kahriz - para evitar que as próximas gerações sofram com a falta desse recurso natural. E em Níger - país africano ao sul do Deserto do Saara - "Caminhos da Reportagem" exibe a história de uma mulher que foi vendida como escrava e processou o Estado porque o governo não cumpriu as leis contra a escravidão feminina.






