Camille Paglia no Manhattan Connection dessa semana
Camille Paglia no Manhattan Connection dessa semana
Atualizado em 15/04/2005 às 14:04, por
Redação Portal Imprensa.
O Manhattan Connection deste domingo (17/04) começa falando sobre o tempo em que praticamente todos os cardeais que participavam do conclave eram italianos. Hoje eles são 20 entre os 115 que irão escolher o novo papa e a composição do colégio de cardeais é realmente multinacional.
No segundo bloco os holofotes recaem sobre Jane Fonda. Aos 67 anos, ela tem uma vida e tanto para contar. Tablóides preferem enfatizar as histórias sexuais e o capítulo Roger Vadim, mas o livro de memórias e as sucessivas entrevistas dão um retrato cândido e cheio de nuances de uma pessoa - e não apenas uma mulher -, que é um ícone da cultura e da vida americana
E no terceiro bloco uma matéria especial de Lucia Guimarães com a polêmica escritora Camille Paglia, que acaba de publicar "BREAK, BLOW, BURN", um livro sobre a poesia voltada para o público jovem. Ela explica o motivo dessa escolha: "Sou grande admiradora e evangelista dos meios de massa. Mas há uma decadência narrativa, uma obsessão com efeitos especiais, uma falsa impressão do que é hip que precisa se enfrentada com arte que pode durar. Na América Latina parece haver uma resistência ao engajamento emocional na arte".
O livro traz ensaios sobre 43 poemas, de sonetos de Shakespeare à letra da música Woodstock, de Joni Mitchell. Paglia acredita que os jovens devem ler os grandes poemas românticos: "Hoje todo mundo transa, o romance foi vulgarizado. Sou defensora da liberdade sexual, mas os jovens têm muito o que aprender com os poetas do século 17. Estes homens estavam seduzindo não só o corpo como a mente de mulher. Ao ler estes poemas, podemos ver toda a estratégia do confronto entre os sexos".
Paglia fala ainda sobre amor romântico versus a crítica literária feminista e exalta "Daddy", de Sylvia Plath: "A Sylvia produziu o maior poema feminino e feminista do século XX, porque honrou o gênio de escritores homens. As feministas, na década de 70, cobraram das jovens que se inspirassem em artistas mulheres e hoje isto é um retrocesso. Estamos limitando o horizonte para as mulheres. O importante é a história da humanidade".
Manhattan Connection - com Lucas Mendes, Caio Blinder, Lúcia Guimarães, Ricardo Amorim e Diogo Mainardi
GNT - Canal Globosat (NET/ Sky#41)
No ar domingos às 23 horas
Horários Alternativos: nas madrugadas de domingo para segunda às 4h30, nas segundas às 10h, 16h e 21h30, e nas madrugadas de segunda para terça às 4h.
Holofote Comunicação RJ
Claudia Kucharsky | Toni Ferreira
Tel. : 55 21 2556-2393
Cel. : 55 21 9452-7316
R. Mário Portela, 161/101C
22241-000 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
Email/MSN Messenger : claudia@holofote.com | toni@holofote.com
Homepage : www.holofote.com






