Câmara Municipal de São Paulo concede título de cidadão paulistano ao jornalista Joaquim Câmara Ferreira

Câmara Municipal de São Paulo concede título de cidadão paulistano ao jornalista Joaquim Câmara Ferreira

Atualizado em 14/10/2010 às 16:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A Câmara Municipal de São Paulo realizará, nesta quinta-feira (14), sessão solene de concessão do título de cidadão paulistano, "in memoriam" ao jornalista, líder guerrilheiro e dirigente comunista Joaquim Câmara Ferreira, o "Comandante Toledo".
Câmara Ferreira, junto com Carlos Marighela, criou e dirigiu a ALN - Ação Libertadora Nacional, principal organização de esquerda armada nas décadas de 60 e 70. Toledo, como era conhecido no PCB - Partido Comunista Brasileiro e depois na ALN, foi o comandante político do seqüestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, trocado por 15 prisioneiros políticos de várias organizações, em 1969.
Preso em 23 de outubro de 1970, morreu horas depois devido às torturas comandadas pelo delegado Sérgio Fernando Paranhos Fleury.
A concessão do título de Cidadão Paulistano foi uma iniciativa do vereador Ítalo Cardoso (PT) e faz parte das homenagens pelos 40 anos de seu assassinato, que incluem ainda uma visita de admiradores e antigos companheiros ao túmulo de Câmara Ferreira, no Cemitério da Consolação, Quadra Q63, na sexta-feira (22), às 15h.
No dia 23 de outubro - aniversário de quarenta anos de sua prisão - a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realiza sessão especial, a partir das 14h no Memorial da Resistência, antigo prédio do DOPS, no Largo General Osório, para apreciação no requerimento de Anistia a Joaquim Câmara Ferreira. Em seguida haverá um debate sobre o tema "A Trajetória do revolucionário Joaquim Câmara Ferreira" e o lançamento do livro Revolucionário da Convicção: vida e ação de Joaquim Câmara Ferreira, de Luiz Henrique de Castro e Silva.
*Com informações da assessoria de imprensa.