Câmara dos Deputados quer ouvir Glenn Greenwald sobre denúncias de espionagem
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados anunciou, nesta sexta-feira (3/1), que vai convidar o jornalistabritânico Glenn Greenwald, do ex- Guardian , para uma audiência pública, que terá como objetivo debater as denúncias de espionagem do governo norte-americano divulgadas por ele e pelo ex-analista de dados da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden.
Atualizado em 03/01/2014 às 15:01, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Agência Brasil Comissão da Câmara quer depoimento do jornalista sobre espionagem americana
Segundo agência Câmara, o comparecimento do jornalista foi solicitado pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e ainda não tem data para acontecer. Os documentos coletados por Snowden e publicados por Greenwald durante 2013 revelaram que a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras foram alvos de espionagem da NSA.
As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Constituição, Justiça e Cidadania já haviam se reunido com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para cobrar um posicionamento do governo federal sobre o caso. O ministro admitiu, na ocasião, que o Brasil pouco avançou na apuração dos fatos.





