Câmara dos Deputados dificulta concessão de segundo canal de TV para sindicato
Câmara dos Deputados dificulta concessão de segundo canal de TV para sindicato
A Câmara dos Deputados ainda não autorizou o processo para a concessão do segundo canal de TV educativa ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que funcionaria no canal 45, em São Caetano do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia aprovado a proposta em maio de 2009.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo , o projeto estenderia a 70% da região metropolitana de São Paulo o sinal da TV dos Trabalhadores (TVT), que será transmitido pelo canal 46 de Mogi das Cruzes. O processo do segundo canal foi enviado a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara há um ano.
O deputado Celso Russomano (PP-SP), relator do processo na comissão, afirmou que a concessão dada ao sindicato "foi um erro" e disse que não vê conflito de interesse em relatar o caso. Russomano tinha um programa na Rede Brasil de Televisão, emissora que tem sinal retransmitido pela Sociedade de Teleeducação Comunitária São Caetano, detentora do canal 45.
Para o deputado, se o governo federal não criar um novo canal para resolver a questão, o relatório continuará contrário à concessão.
Durante a gestão Lula, a entidade recebeu duas rádios FM educativas em nome da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
A TVT será inaugurada no dia 23 de agosto e teve um investimento de R$ 1 milhão. O sindicato fez uma parceria com a Rede NGT para transmitir a programação da emissora pelo canal 48 para São Paulo.
Leia mais
-






