Câmara devolve mandato de Jorge Amado e de outros parlamentares cassados
Nesta terça-feira (13/8), a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene para devolver simbolicamente os mandatos dos 14 deputados federais do Partido Comunista do Brasil eleitos em 1945 e cassados em 1948, entre eles o escritor Jorge Amado.
Atualizado em 13/08/2013 às 18:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Sessão solene devolve mandato do escritor cassado em 1948
De acordo com o site Última Instância, o político e guerrilheiro Carlos Marighella; um dos fundadores do PCdoB, Maurício Grabois; e João Amazonas — todos personagens da luta contra a ditadura militar — também receberam seus mandatos de volta.
"Para os militantes da esquerda brasileira e o povo é, sem dúvida alguma, um fato histórico”, diz a deputada do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), autora do requerimento para a realização da sessão solene. “A devolução dos mandatos caminha no sentido de corrigir e reparar uma injustiça aos constituintes comunistas da década de 40, mas também de valorizar suas conquistas que perduram até hoje em nossa República.”
Jandira lembra que o escritor Jorge Amado, por exemplo, é autor da lei que regulamentou a liberdade religiosa no Brasil. A devolução dos mandatos aos deputados cassados é possível em razão de uma resolução aprovada na Câmara que anulou uma decisão da Mesa Diretora da Casa adotada em janeiro de 1948.





