Calheiros defende voto secreto para proteger senadores de pressão da mídia
Calheiros defende voto secreto para proteger senadores de pressão da mídia
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu o voto secreto em processo de cassação de parlamentares para que as pessoas estejam protegidas da pressão "de setores da mídia".
A declaração foi feita na última terça-feira (25), logo que Calheiros chegou ao Senado Federal, onde o Conselho de Ética estava reunido para analisar seu segundo processo de cassação.
"O voto secreto existe para proteger as pessoas do poder político e do poder econômico e também hoje de setores da mídia. O voto secreto existe para isso, porque se não, as pessoas votarão pressionadas", disse.
Calheiros defendeu o voto aberto em apenas algumas situações, mas não especificou quais seriam elas. Os senadores começaram, na terça-feira, a discutir em plenário duas propostas de emenda à Constituição que tratam do voto aberto na Casa. A primeira determina o voto aberto apenas em processos de cassação. A segunda abre o voto em todas as decisões da Casa.
Desde a absolvição de Renan Calheiros, há duas semanas, as votações na Casa estão paradas por conta de obstrução da oposição. No início da semana, um acordo proposto pela liderança do governo pôde destravar as votações. Com informações da Agência Brasil.






