Caetano Veloso cita entrevista de Otavio Frias à IMPRENSA para criticar Folha sobre o caso Bethânia

Caetano Veloso cita entrevista de Otavio Frias à IMPRENSA para criticar Folha sobre o caso Bethânia

Atualizado em 28/03/2011 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Caetano Veloso cita entrevista de Otavio Frias à IMPRENSA para criticar Folha sobre o caso Bethânia

O cantor Caetano Veloso criticou fortemente a imprensa em sua coluna no jornal O Globo , no último domingo (27), pela abordagem da polêmica na qual Maria Bethânia teria obtido permissão do governo para captar 1,3 milhão pela Lei Rouanet para montar um blog. Em um artigo intitulado "Eu também tenho fígado", Veloso sai em defesa de sua irmã, dizendo-se indignado com a forma como a revista Veja , a qual ele diz que faz "jornalismo com o fígado", e o jornal Folha de S.Paulo trataram o assunto :
" A Veja logo pôs que Bethânia tinha ganho R$ 1,3 milhão quando sabe-se que a equipe que a aconselhou a estender à internet o trabalho que vem fazendo apenas conseguiu aprovação do MinC para tentar captar, tendo esse valor como teto. Os editores da revista e do jornal sabem que estão enganando os leitores", argumenta o cantor.
"A Folha disparou, maliciosamente, o caso. E o tratou com mais malícia do que se esperaria de um jornal que - embora seu dono e editor tenha dito à revista IMPRENSA, faz décadas, que seu modelo era a Veja - se vende como isento e aberto ao debate em nome do esclarecimento geral", disse Caetano citando entrevista de Otavio Frias Filho.
Veloso critica os jornalistas Ricardo Noblat e Mônica Bergamo - ela quem revelou o plano de captação do MinC para Bethânia- e diz: "Certos jornalistas precisam sentir na pele os danos que causam com suas leviandades."
Caetano defende a vida pública da irmã, afirmando que ela tem sido honrada e que a intenção do projeto seria trazer música e poesia para as favelas. Ele questiona por que escolherem a irmã como "bode expiatória" se além de Bethânia, outros artistas aprovaram projetos com valores muito maiores, acusando-os de racistas." Não há nada que justifique a apressada acusação de interesses escusos lançada contra ela. Só o misto de ressentimento, demagogia e racismo contra baianos (medo da Bahia?) explica a afoiteza."
Ao final de sua coluna, o cantor esclarece: "Se pensavam que eu ia calar sobre isso, se enganaram redondamente."


Leia Mais