Caderno de O Estado de S. Paulo vence prêmio de jornalismo investigativo
O jornal O Estado de S. Paulo venceu a primeira versão do prêmio "José Hamilton de Ribeiro" de Jornalismo, superando publicações do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.
"Guerras Desconhecidas do Brasil" já havia sido reconhecido como a melhor investigação da América Latina pelo Instituto Prensa e Sociedad (Ipys), em Guayaquil, e recebido o prêmio Excelência Jornalística, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na categoria "Jornalismo em profundidade". As informações são do .
Portugal
A série de reportagens "Meu nome é Portugal", de autoria da jornalista Ana Sofia Fonseca (e equipe), e veiculada na emissora de televisão portuguesa SIC, foi a vencedora com o Prêmio Especial do Júri.
A matéria retrata, segundo a SIC, "...a vida de João Sabadino Portugal, o qual deve o nome às ironias do destino. Foi capturado num sábado, pela tropa portuguesa. Corria 1967, no Norte de Moçambique, a guerra colonial arrastava-se a ferro e fogo. Franzino nos seus cinco anos, passou por baixo das balas dos fuzileiros. Caladas as armas, capturaram-se os vivos. Entre eles, seguia o pequeno. Os militares acharam-lhe graça, tiraram-no da mãe e fizeram-no mascote".
Premiados
Telejornalismo
Juventude Vendida - Wendell Rodrigues (TV Record da PB)
Reportagem cinematográfica
O Resgate de Dona Lair - Rogério Miguel de Paula (InterTV/Globo RJ)
Reportagem impressa
Guerras desconhecidas do Brasil - Leonêncio Nossa Júnior - (O Estado de São Paulo)
Reportagem fotográfica
A face gaúcha da miséria - Tadeu Vilani - (Zero Hora/RS)
Novas Mídias
Tecnologia a serviço do crime - Cid Martins (Rádio Gaúcha/RS)
Assessoria de Imprensa
Carnaval de rua transforma cidade pequena em "aldeia global" - Janaína Secco (Mirassolândia/SP)
Universitário
Especial Justiça - estudantes: André Martins Ferreira e Lucas Fernandes Alvarenga - IMEC - Instituto Mineiro de Educação e Cultura Uni-BH (Centro Universitário de Belo Horizonte)
Leia mais






