Brasileira vence regata virtual

Brasileira vence regata virtual

Atualizado em 18/02/2008 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A psicopedagoga Claudia Rodriguez Comas, 48, venceu a regata Barcelona World Race (BWR), evento que ocorre inteiramente pela internet. Após 76 dias de acirrada competição, Claudia cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

No total, seis mil velejadores virtuais participaram do evento que aconteceu dentro do jogo online Live Skipper. O jogo simula as condições climáticas de uma regata, tipos de barcos e rotas tradicionais da categoria.

Claudia, cujo irmão, coincidentemente, é velejador e muitas vezes compete ao lado de Torben Grael, integra o Boteco1, que define como "a primeira e única torcida organizada de vela de que se tem notícia". E foi através do Boteco1 que ela decidiu participar da BWR, mas no início tudo não passava de uma brincadeira. "Achei que ficaria no máximo uma semana, nunca tinha participado de nada parecido e foi uma experiência única".

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo , o início da regata foi conturbado, pois Claudia se inscreveu com dois barcos, algo que, segundo ela, foi uma loucura, mas decidiu formar uma dupla com um amigo, também membro do Boteco1 e que acabou ficando em terceiro lugar na regata virtual (para conseguir dar conta do jogo e das tarefas e compromissos da vida real). "Tinha dias em que eu ficava o tempo inteiro no computador. Como todo jogo, acabou se tornando um vício".

Claudia, que tem como objetivo primário divulgar a vela por todo mundo, declarou que passou por muitas dificuldades durante todo o jogo. Em algumas ocasiões, ela passou noites em claro para que pudesse manter seu barco seguro e à frente dos outros.

Leia mais