Brasil seria o ‘lugar perfeito para Snowden’, diz jornalista do "Guardian"

O jornalista do diário britânico The Guardian, Luke Harding, acredita que o Brasil seria o lugar perfeito para Snowden. O ex-analista na NSA(Agência de Segurança Nacional) vazou documentos sigilosos da atividade de espionagem americana.

Atualizado em 21/02/2014 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

The Guardian , Luke Harding, acredita que o Brasil seria o lugar perfeito para Snowden. O ex-analista na NSA (Agência de Segurança Nacional) vazou documentos sigilosos da atividade de espionagem americana. Atualmente, ele está asilado na Rússia.
Crédito:Divulgação Jornalista acha que ex-agente se daria bem morando no Brasil
Segundo a BBC, Harding lançou um livro, “Os Arquivos Snowden – Os Bastidores da História do Homem Mais Procurado do Mundo”, com detalhes sobre o pivô dos escândalos de espionagem nos Estados Unidos, dentre eles as referências na direita americana, como as ideias consideradas ultraliberais do senador republicano Ron Paul. Para o jornalista, o Brasil é um país "grande, importante, democrático", onde Snowden tem amigos.
Entretanto, um asilo para o ex-analista "implicaria uma grande conta a pagar na relação com os EUA". "Basicamente, seria uma grande bomba transatlântica explodindo. Nenhum líder, seja Dilma Rousseff do Brasil ou Angela Merkel da Alemanha, está disposto a suportar tamanho prejuízo bilateral. Quase por default, Snowden está preso em Moscou", conclui.