Brasil será representado por 24 produtoras em importante evento de produção audiovisual
Brasil será representado por 24 produtoras em importante evento de produção audiovisual
A cidade francesa de Cannes será sede do MIPTV 2011 durante os dias 4 e 7 de abril. O evento é um dos principais na área de conteúdo audiovisual e entretenimento. Neste ano, a previsão é que sejam reunidos produtores independentes de 107 países. A comitiva brasileira será de 34 pessoas representando 24 produtoras.
Quem organiza a ida dos brasileiros à França é o Brazilian TV Producers (BTVP), programa que promove o conteúdo audiovisual independente em parceria com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), a Apex-Brasil, a Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura e a EBC/TV Brasil.
O presidente da ABPI-TV, Marco Altberg, disse ao Portal IMPRENSA que o MIPTV representa uma porta de entrada para a produção brasileira no mercado internacional. "A participação do Brasil vem crescendo a cada ano, o país é tradicionalmente representado por meio dos canais de TV e de compradores de conteúdo", diz ele.
Altberg reforça que há sete anos, desde que o BTVP foi criado, a presença brasileira é cada vez maior no cenário internacional. "O resultado disso é o incremento de produtos em animação, documentários, séries de ficção e outros formatos, por meio de coproduções internacionais", diz. A expectativa do executivo é que os produtores presentes no MIPTV concretizem negócios em andamento e abram novas frentes.
A visibilidade do Brasil no exterior possibilitou também a vinda de eventos internacionais para o país. Em março, foi realizado no Rio de Janeiro, o RioContentMarket, evento que reuniu representantes do mercado nacional e internacional para troca de experiência. "Trata-se do reflexo do aquecimento da economia brasileira diante do cenário internacional e do desenvolvimento da produção independente brasileira", conclui.
Leia mais






