"Brasil precisa de ajuda para combater pirataria", segundo Governo dos EUA
"Brasil precisa de ajuda para combater pirataria", segundo Governo dos EUA
O Brasil, segundo relatório do Governo norte-americano, é um dos países que precisa de ajuda "bilateral para resolver os problemas subjacentes à pirataria de produtos".
A lista - integrada por 33 nações e divulgada todos os anos pelo Escritório do Representante do Comércio Exterior (USTR, na sigla em inglês) dos EUA, cita países como México, Colômbia, Bolívia e Filipinas entre os que mais precisam de auxílio para combater a violação de direitos autorais.
O relatório, que avalia as medidas que 77 parceiros comerciais dos EUA tomam para proteger os direitos intelectuais contra a falsificação, apontou também que o Canadá, país que faz fronteira com os EUA, deixou a "lista de alerta" e entrou para a "lista de alerta prioritária", bem como Argélia e Indonésia. Já fazem parte desta lista países como China, Rússia, Venezuela, Índia e Israel.
De acordo com Governo dos EUA, essa segunda lista de países requer mais atenção das autoridades, pois não possui um nível adequado de proteção dos direitos de propriedade intelectual", sobretudo no que se refere à pirataria na Internet.
Segundo informa a agência de notícias Efe, para o Executivo norte-americano, os que fazem parte deste grupo devem tomar medidas mais contundentes contra a ação de grupos piratas.
Ainda segundo a agência Efe, os países que não melhorarem seus mecanismos de defesa contra pirataria podem sofrer retaliações dos EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Leia mais






