Brasil lidera ranking de pedidos de censura ao Google

Brasil lidera ranking de pedidos de censura ao Google

Atualizado em 20/04/2010 às 19:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma ferramenta do Google indicou que o Brasil é o líder do ranking de solicitações para censura em produtos e serviços oferecidos pela empresa. Entre julho e dezembro de 2009, o país emitiu 3.663 pedidos de envio de dados de usuários, além de outros 291 para completa remoção de conteúdo.

A ferramenta, intitulada Government Requests Tool , foi lançada nesta terça-feira (20) e informa sobre os pedidos feitos por governos sobre dados de usuários, assim como requisições para remoção de determinados conteúdos expostos pelo Google.

O Government Requests , informa o UOL Tecnologia, foi lançado logo após os embates do Google com o Governo da China e da divulgação da carta aberta, assinada por dez países, em que eram requisitadas modificações nas que as configurações de privacidade.

De acordo com o Google, a informações que aparecem no mapa da ferramenta referem-se a conteúdo que contenham difamação, crimes de ódio e falsidade ideológica. Materias de pornografia infantil não aparecem no levantamento da ferramenta, pois, segundo a empresa, são removidos instantaneamente quando postados.

A empresa informou que 82% das solicitações brasileiras estavam de acordo total ou parcialmente com a política do Google para esses casos.

Leia mais