Brasil fica em 102º em ranking de Liberdade de Imprensa da Repórteres Sem Fronteiras
O Brasil ficou na 102º na edição de 2018 do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, levantamento anual feito pela ONG Repórteres Sem Fronteiras.
“Ainda que mostrando um ligeiro recuo, as agressões contra a imprensa, inclusive na cobertura de manifestações, são abundantes. Quando decidem se debruçar sobre os interesses do poder político, em especial a nível local, os jornalistas são regularmente intimidados ou tornam-se alvos de processos judiciais abusivos”, diz trecho do documento divulgado pela RSF.
As primeiras e últimas colocações no ranking não foram alteradas: Noruega lidera e Coreia do Norte segura a lanterna. No ranking continental, a Europa aparece em primeiro, mas sua pontuação recuou por causa da piora de indicadores em Malta, Eslováquia, República Tcheca e Sérvia. Já nas Américas foi possível constatar avanço no Canadá, mas houve piora nos Estados Unidos e “balanço misto” na América Latina.
As condições de trabalho seguem desfavoráveis para jornalistas na Áfica Subsaariana, Ásia e Pácifico, Norte da África e Oriente Médio, regiões que ficaram posicionadas nessa ordem no ranking, respectivamente. Acesse para ter todos os detalhes divulgados pela RSF.
Leia mais:






