Brasil é o segundo país com mais IPs infectados pelo vírus Conficker, diz pesquisa

Brasil é o segundo país com mais IPs infectados pelo vírus Conficker, diz pesquisa

Atualizado em 16/01/2009 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Pesquisa da empresa de segurança F-Source indicou que o Brasil é o segundo país do mundo em número endereços de IPs (número atribuído à cada sistema de Internet) infectados pelo vírus Conficker, que se espalhou pela rede mundial de computadores no final do ano de 2008.

O estudo da empresa detectou 38.277 IPs infectados na China e 34.814 no Brasil. Rússia, Índia, Ucrânia, Itália e Argentina aparecem na sequência, mas com números inferiores: 24.526 na Rússia e 11.675 na Argentina. Vale salientar que o número de IPs não corresponde diretamente ao número de computadores infectados. Normalmente, o número de PCs é maior que o de IPs.

O vírus tira proveito de uma vulnerabilidade corrigida em outubro pela Microsoft. No entanto, administradores e usuários não estão instalando a atualização que corrige a falha e desse modo acabam facilitando a propagação da praga digital, informa o site G1.

Para detectar o número de computadores infectados, a F-Source fez uso de recurso de atualização automática do vírus. O vírus não utiliza um endereço único de controle, mas acessa vários sites pré-determinados todos os dias procurando por algum que poderia controlá-la. Para manter o controle sobre as máquinas infectadas, basta que o criador mantenha um dos sites infectados em operação.

Leia mais