Brasil de Fato comemora 20 anos com documentário sobre posse de Lula e atos golpistas

Atualizado em 07/02/2023 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Referência em jornalismo ligado a movimentos populares, o Brasil de Fato está lançando o documentário Terceiro Ato para celebrar seus 20 anos.
Fundado em 25 de janeiro de 2003 como uma versão impressa nacional, que circulou por cerca de dez anos, o veículo hoje conta com um site de notícias, uma radioagência e jornais regionais no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul,
O primeiro veículo da rede Brasil de Fato foi lançado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Logo após veio o site Brasil de Fato. Com foco na cobertura de movimentos populares e na publicação de notícias sobre política, economia, direitos humanos e cultura, em 2014 o Brasil de Fato incorporou a Radioagência Notícias do Planalto (NP). Com isso, fortaleceu sua atuação no meio radiofônico, enviando notícias para emissoras parceiras de todo o país. Crédito: Divulgação

Atos golpistas

Lançado no dia 27 de janeiro, o documentário Terceiro Ato pode ser visto no Youtube e traça uma linha do tempo entre a posse de Lula e os atos golpistas de 8 de janeiro. Diretor do documentário, José Bernardes afirma que a posse de Lula foi histórica "por quebrar diversos protocolos" "da Ditadura Militar". "Um presidente da República sobe a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por pessoas que representavam os mais diversos setores da sociedade civil e recebeu a faixa presidencial da mão de uma trabalhadora de uma cooperativa de catadores, a Aline, uma mulher negra." A ideia inicial, ele diz, era registrar a posse presidencial. Mas o trabalho, por motivos óbvios, registrou também a tentativa de golpe e a invasão das sedes dos três Poderes. "O filme também mostra que há esperança na luta de trabalhadores e trabalhadoras do país”, completa Bernardes.
Uma exibição gratuita de lançamento do documentário será realizada nesta quarta-feira (8 fev/23), às 19h30, na Ocupação 9 de Julho, que fica na rua Álvaro de Carvalho, 427, no bairro Bela Cintra, na cidade de São Paulo.