Brasil conquista 107 Leões e desponta como uma das maiores forças criativas do mundo

A valorização de grandes causas sociais, como o combate ao câncer infantil, a luta contra o preconceito no futebol e o incentivo à doação desangue e órgãos embalaram os bons resultados do Brasil durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

Atualizado em 23/06/2014 às 13:06, por Danubia Paraizo.

Realizada de 15 a 21 de junho, a premiação confirmou o bom desempenho do país nos últimos anos, que, nesta 61.ª edição, levou para casa 107 Leões.
Apesar de o número ter sido menor que em 2013, quando o Brasil faturou 115 prêmios, as agências neste ano se destacaram mais do que nunca por aliar tecnologia e inovação às suas peças. No ano em que o Festival dis- putou as atenções com a Copa do Mundo, o país marcou três gols importantes com o reconhecimento inédito em Creative Effectiveness para a campanha “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para a Dove, em Innovation para o case “Fiat Live Store”, da Agência Click Isobar, e o Grand Prix de Mobile para a campanha “Anúncio Protetor”, da FCB Brasil para a Nívea Sun Kids.
Crédito:Getty Images Equipe da FCB Brasil recebe Gran Prix em Mobile Confirmando sua relevância no cenário da publicidade mundial, o Brasil foi premiado em 14 das 17 categorias, não faturando prêmios apenas em Product Design, Film Craft e Titanium & Integrated Lions. A edição de 2014 foi marcada também por um recorde no número de inscrições, um total de 37.427 peças enviadas por 97 países. Destaque para a Y&R – brasileira que mais inscreveu trabalhos em Cannes – com um total de 276 peças. Quem conquistou o maior número de Leões para o Brasil, no entanto, foi a AlmapBBDO, com 18 prêmios. Seu carrochefe foi a campanha de “deslançamento” da Kombi no Brasil, com o case “Últimos desejos da Kombi” para a Volkswagen. A ação conquistou sete Leões.
Considerando, no entanto, o peso dos troféus, ou seja, 10 pontos para o Grand Prix, sete para Ouros, cinco para Pratas e três para Bronzes, foi a FCB Brasil a agência de melhor performance, com 17 Leões. Seu case mais premiado foi “Speaking exchange”, que promoveu conversas em videoconferência entre estudantes de inglês do CNA e aposentados de uma casa de repouso nos Estados Unidos. A campanha somou 10 Leões.
Saúde e bem-estar nos holofotes Contribuindo para a divulgação de grandes causas sociais, a Leo Burnett Tailor Made conquistou o 3.º lugar entre as agências brasileiras mais premiadas. A agência também teve reconhecimento importante na primeira edição do Lions Health, evento promovido pelo Festival de Criatividade nos dois dias que antecederam o Cannes Lions. No encontro que premiou as campanhas voltadas para a saúde e bem-estar, a agência levou um ouro, três pratas e um bronze, destaque para o polêmico “Enterro do Bentley”, de Chiquinho Scarpa para divulgar a Semana Nacional de Doação de Órgãos.
Crédito:Divulgação Campanha "Speaking Exchange" faturou 10 leões em Cannes Já em Cannes Lions, concretizando a tradição do Brasil em Press, a agência faturou um ouro com a série de anúncios “Cartas Suicidas”, que reescreveu as mensagens a partir de cartas reais de pessoas que cometeram suicídio. A ideia da campanha para o Centro de Valorização da Vida (CVV) era mostrar por meio das novas redações que a fatalidade poderia ter tido desfechos diferentes para os autores das cartas.
O jingle “Vem pra Rua”, da Fiat, que involuntariamente embalou as manifestações contra o aumento das passagens do transporte público em junho de 2013, também foi reconhecido. A peça da Leo Burnett conquistou um Leão de prata em Rádio. Protagonista em 2013, quando foi eleita “Agência do Ano”, a Ogilvy ficou com o quarto lugar entre as brasileiras neste ano, com destaque para a campanha “Carequinhas”, para o Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (GRAAC).
No case, personagens da Turma da Mônica, Hello Kitty, Snoopy, Galinha Pintadinha, entre outros personagens infantis rasparam a cabeça para mostrar que todas as crianças são iguais, sem distinções. O case ganhou um Leão de ouro no Health Lions, além de ouro em Press e prêmios também em Media, Promo, Design e Outdoor. Seu grande destaque ficou com o inédito Creative Effectiveness, categoria criada em 2011 para reconhecer trabalhos que já foram premiados em Cannes na edição anterior, e que melhor tenham impactado o negócio de seu cliente.
Leia a reportagem com a cobertura completa de Cannes na edição 302, de julho, de IMPRENSA.