Brasil chega a 79,8% dos domicílios aptos a receber sinal digital
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou relatório, nesta quinta-feira (20), informando que 79,8% dos domicílios com aparelho de televisão no país estão aptos a receber sinal digital.
Em 2016, esse percentual correspondia a 71,5% das casas. Com a atualização, cerca de 54,3 milhões de domicílios estão preparados para acessar essa tecnologia.
O crescimento acompanhou o movimento de desligamento do sinal analógico no país. A mudança teve início em 2016, prevendo várias etapas até ser concluído no fim de 2023. "Enquanto 79,8% dos domicílios têm aparelhos em condições de receber esse sinal, ele está de fato sendo recebido em 66% dos domicílios. A diferença entre estar preparado e estar efetivamente recebendo o sinal ocorre porque a transmissão digital não está disponibilizada ainda em todo o país", disse a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, segundo a Agência Brasil.
A pesquisa também constatou aumento no número de casas sem televisão. Na zona urbana, esse índice passou de 2,1% para 2,6%, de 2016 para 2017, no mesmo período, na área rural, a porcentagem passou de 7,1% para 7,7%.
Adriana credita essa mudança tanto à busca por outras mídias quanto ao abandono de televisores de tubo.





