Brasil cancela entrevista coletiva em Copenhage após documento sobre o clima vazar
Brasil cancela entrevista coletiva em Copenhage após documento sobre o clima vazar
A delegação do Brasil na COP 15, Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada em Copenhage, na Dinamarca, suspendeu uma entrevista coletiva após o vazamento de um esboço de um documento dinamarquês para um possível acordo na Convenção.
Uma reportagem publicada nesta terça-feira (8) no jornal britânico The Guardian afirma que, segundo o documento da Dinamarca, as nações pobres não poderiam emitir mais que 1,44 tonelada de CO2 per capita até 2050, enquanto as ricas teriam um limite por pessoa de 2,67 toneladas.
O texto mostraria, de acordo com o Guardian , a intenção dos países ricos de assinar um acordo que confere às Nações Unidas um papel secundário na luta contra o aquecimento global.
A reportagem afirma, ainda, que os recursos para combater o aquecimento global passariam a ser geridos pelo Banco Mundial, tirando a ONU do controle financeiro do processo. Além disso, seria criada uma nova classe de países pobres, os "mais vulneráveis" às consequências da crise climática.
O documento teria enfurecido representantes das nações em desenvolvimento. Enquanto o Brasil suspendeu a entrevista sobre o andamento das negociações para iniciar conversações com Brasília; a China mudou sua entrevista para uma sala menor, informou o jornal O Globo .
Leia mais





