Brasil cai em ranking de telecomunicações e tem um dos serviços mais caros da AL

O Brasil caiu do 62° para o 64° lugar no ranking  que mede o Índice de Desenvolvimento das Telecomunicações, elaborado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), informa o jornal O Globo .

Atualizado em 16/09/2011 às 12:09, por Redação Portal IMPRENSA.

para o 64° lugar no ranking que mede o Índice de Desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicações, elaborado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), informa o jornal O Globo . O País ficou atrás do Uruguai (54°), Chile (55°), Argentina (56°) e apenas um ponto à frente da Venezuela.
O relatório da UIT, que faz ampla análise da situação dos serviços de comunicação, como telefonia fixa, móvel e banda larga, em 152 países, demonstrou que Arábia Saudita, Marrocos, Vietnã e Rússia foram os que mais cresceram dentro do período analisado, entre 2008 e 2010. Na América Latina, o Uruguai foi o país melhor classificado por seus serviços de comunicação.
Apesar de os preços da telefonia móvel e banda larga terem diminuído - média de 18% -, o Brasil é um dos países com serviços mais caros. Segundo os dados, o custo com telecomunicações representa 4,8% da renda mensal do brasileiro - cenário diferente do encontrado em países desenvolvidos, que gastam em torno de 1,5% de sua renda mensal com estes produtos.
Para o secretário-geral da pesquisa da UIT, Hamadoun Touré, o alto custo dos serviços deve-se à carga tributária imposta pelo governo, principalmente o estadual.
Leia mais