Bombril é acusada de racismo por promover campanha com empregada doméstica negra

Uma campanha publicitária da Bombril no Facebook causou polêmica entre os internautas. A peça foi publicada na última segunda-feira (27/4) em comemoração ao Dia da Empregada Doméstica.

Atualizado em 30/04/2015 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Facebook causou polêmica entre os internautas. A peça foi publicada na última segunda-feira (27/4) em comemoração ao Dia da Empregada Doméstica. A imagem trazia uma mulher negra representando a classe.
Crédito:Reprodução/Facebook Marca se defendeu e disse que garota-propaganda foi escolhida em concurso na TV
"Vamos homenagear quem mais brilha nos lares de todo o país! Aproveite a data para conhecer a Casa Bombril, um projeto social que ajuda a desenvolver ainda mais a vida profissional das domésticas! Afinal, o brilho delas é uma das coisas que fazem de nossa casa um verdadeiro lar!", a marca na publicação.
Para os internautas, a propaganda se tratava de racismo, uma vez que as demais campanhas publicitárias da empresa — associadas ao bem estar, cuidados com a casa e entretenimento — são promovidas por personagens brancos.
"Até parece uma propaganda típica de décadas atrás. Para a Bombril parece que o tempo não passou, as pessoas têm escrava.., digo, empregadas negras, as mulheres servem ao marido etc. Parece que essa é a sociedade que Bombril acredita", disse um usuário da rede social. "E pensar que o pacote de Bombril deve estar mais caro do que o diploma comprado pelo publicitário ameba que criou essa peça racista", comentou outra.
Em , a Bombril explicou que a mulher que ilustra a campanha, chamada Tânia Aparecida, foi eleita, em 2011, a "melhor doméstica do Brasil" por meio de um concurso transmitido pelo programa Raul Gil, no SBT.
Desde então, ela virou o "rosto" do projeto Casa Bombril. Por meio da iniciativa, a empresa oferece cursos para profissionalizar as domésticas. Segundo a Bombril, a intenção é "mudar a vida profissional das empregadas domésticas".
"O resultado é uma formação diferenciada, que pode gerar oportunidades de aumento da renda individual e familiar e a possibilidade de ingresso com mais capacidade no mercado de trabalho", acrescentou a marca.