Blogueiros se reúnem na Alemanha para debater uso da web como fonte de mobilização
Blogueiros se reúnem na Alemanha para debater uso da web como fonte de mobilização
A capital alemã Berlim recebe, nesta semana, o evento re:publica 2010, que reúne mais de dois mil blogueiros de cerca de trinta países para discussões acerca da Internet e do poder dessa plataforma midiática no combate às ditaduras e regimes totalitários.
| Divulgação | |
| Evgueny Morozov |
Apesar da notória importância da web como mecanismo de promoção de batalhas contra repressões, o blogueiro Evgueny Morozov disse, durante apresentação do evento, que "internet é sem sombra de dúvida um fenômeno difícil de ser comparado, não invalida tudo o que se sabe de Ciência Política, Sociologia e História".
As armas oferecidas pela Internet aos combatentes de desigualdades sociais, segundo Almira al-Husaini, blogueiro do Bahrein, também servem a alguns dos governos repressores. "A internet é uma faca de dois gumes. Alguns governos têm exércitos de funcionários encarregados de vigiar a internet".
Mesmo diante da celebração das benesses oferecidas pela rede mundial, o blogueiro Morozov sublinhou que existem três perigos ligados à Internet que devem ser observados, sendo o primeiro a ilusão de que qualquer um pode dar início a uma revolução; o segundo é o fato da velocidade de troca de dados fragilizar movimentos que muito se concentram nos resultados a curto prazo e esquecem as mudanças duradouras e a longo prazo; e o terceiro e maior perigo do uso indiscriminado da web é que os movimentos de rua, protestos e manifestações percam força.
Leia mais






