Blogueiro tem prédio invadido por policiais civis e acredita em intimidação

Blogueiro tem prédio invadido por policiais civis e acredita em intimidação

Atualizado em 22/10/2008 às 17:10, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na última segunda-feira (20), o blogueiro Paulo Cezar de Andrade Prado, autor do "Blog do Paulinho", dedicado à cobertura esportiva, teve o prédio em que mora, em São Paulo, invadido por dois investigadores do 78º DP por volta das 16h.

Segundo informações do do jornalista Juca Kfouri, apesar de a Polícia Civil de São Paulo estar em greve, "os dois ameaçaram o porteiro e o zelador do prédio e esmurarram a porta do apartamento de Paulinho, sob o pretexto de entregar uma intimação para que o blogueiro comparecesse à delegacia do Jardim Paulista para fazer 'esclarecimentos'".

No post, o jornalista conta que Paulinho chamou a Polícia Militar, e "assim que a sirene do carro da PM foi ouvida, os investigadores, que estavam acompanhados de mais um homem, saíram apressados do edifício". "Está claro que houve uma típica ação de intimidação, coisa de bandidos, de bicheiros, de gente que se sente incomodada com o que o blog publica e que em vez de recorrer aos instrumentos que a Justiça oferece prefere optar por práticas covardes", finaliza Kfouri.

Em seu blog, Paulinho explicou, na última terça-feira (21), que foi vítima "de um ato de banditismo, praticado por Policiais Civis de São Paulo". "Quero agradecer pela solidariedade de amigos que me ajudaram. Também à manifestação de leitores do blog. E ao amigo Juca Kfouri, pela coragem de se posicionar sobre o assunto. É muito bom saber que não estou só", disse o blogueiro.

Ao Portal IMPRENSA, ele afirmou acreditar que a tentativa de invasão da Polícia Civil possa estar relacionada com posts publicados sobre o Corinthians. Estes textos denunciariam suposto caixa 2, fraude em lista de associados e ligações do clube com uma factoring no Uruguai.

Paulinho considera o ocorrido muito mais que uma tentativa de censura. "É uma tentativa de me calar e intimidar para que novas provas contra a administração corinthiana não sejam publicadas". Seus advogados já estão estudando a melhor forma de agir neste episódio, pois "a truculência de gente que se incomoda com a verdade não pode mais ter espaço neste país".

Dr. Luiz Antonio Saboya Chiaradia, advogado dos investigadores, afirmou ao Portal IMPRENSA que o autor do blog foi intimado a depor mais de uma vez em um inquérito instaurado para a apuração de crime contra a honra (Inquérito Policial nº 811/2008).

No entanto, segundo o advogado, ele "negligenciou completamente a convocação da autoridade policial, em razão do que foi determinada a sua intimação pessoal (por meio de policiais civis), nos moldes determinados em lei. Meus constituintes foram destacados para o cumprimento desta missão, que regularmente cumpriram (dentro das especificações e determinações legais), sem, contudo, lograr intimar o Sr. Paulo Cesar. Ao que constou, embora estivesse presente em sua residência, ele simplesmente não recebeu os policiais".

Hístórico de cerceamento

No dia 23 de janeiro, o Portal IMPRENSA publicou uma matéria sobre denúncias feitas pelo "blog do Paulinho" acusando o site Futebol Interior de cobrar para falar bem de determinados clubes ou dirigentes e de direcionar o conteúdo editorial do veículo. Paulinho teria como provas e-mails entre Artur Eugênio Mathias, dono do site, e Edgar Soares, um de seus principais colaboradores. Em seu blog, Juca Kfouri repercutiu a denúncia de Paulinho.

No dia 20 de fevereiro, o Futebol do Interior acusou Kfouri, Paulinho e Leandro Santiago, ex-funcionário da empresa, de violar e manipular e-mails exclusivos do portal. No dia 19 do mesmo mês, o blog do Paulinho saiu do domínio UOL.

Na época, ele declarou ao Portal IMPRENSA que o blog já havia saído do ar "duas vezes. Uma por pressão de Artur Eugênio. Voltou. Na segunda, fui notificado que deveria retirar uma publicação que citava o site mencionado (Futebol Interior). Não concordei com a notificação e preferi sair de lá".

Procurado pela reportagem, Juca Kfouri afirmou, na época, que não responderia "a quem não merece" e que o site Futebol Interior não "cuida da febre, mas sim quebra o termômetro". O jornalista esportivo declarou conhecer Leandro Santiago, "não pessoalmente", e confirma que trocou e-mails com ele.

No entanto, afirmou: "Não invadi correspondência de ninguém, como eles (Futebol Interior) fizeram. Troquei e-mails que foram editados. É só comparar com os e-mails inteiros que o Paulinho publicou, e ver quem faz jornalismo e quem não faz. Interesse público acima de tudo".

Leia mais