Blogueiro saudita tem chibatadas canceladas após problemas de saúde

Após ter sido condenado a mil chibatadas por desrespeitar o Islã, o blogueiro saudita Raef Badaui teve sua pena cancelada temporariamente por motivos de saúde.

Atualizado em 16/01/2015 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na ocasião, levou 50 chibatadas diante de uma mesquita. Em decorrência dos ferimentos, não teria condições do novo castigo, nesta sexta-feira (16/01).

"O médico da prisão estimou que a saúde de Raef Badaui não permitia sua flagelação hoje", declarou Ensaf Haidar, esposa do blogueiro, por telefone. Ela e os três filhos se refugiaram no Canadá após a decisão judicial.

O blogueiro é responsável pelo site Liberal Saudi Network, que em 2014 recebeu o prêmio da organização Repórteres Sem Fronteiras. O veículo foi desativado por autoridades locais.

Crédito:Reprodução Blogueiro saudita foi condenado a mil chibatadas A Anistia Internacional confirmou a informação, acrescentando que que "o médico concluiu que os ferimentos ainda não haviam cicatrizado corretamente e que não seria capaz de suportar outra sessão de chibatadas". Vale lembrar que o castigo não foi cancelado. Há expectativa que as próximas chibatadas ocorram já na próxima semana.

A condenação de Badaui ocorreu em novembro de 2014 e gerou protestos em todo o mundo. Além das chibatadas divididas em 20 semanas, ele também terá que pagar multa de mil riais (266 dólares).

Na última quinta-feira (15/01), o alto comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein, convocou o rei Abdullah da Arábia Saudita a perdoar o blogueiro. ONGs de defesa dos direitos humanos e entidades internacionais já se manifestaram diante da pena "escandalosamente desumana".