Blogueiro russo que concorria à prefeitura de Moscou é condenado por roubo

Após ser condenado a cinco anos de prisão por roubo, o blogueiro russo Alexei Navalny, responsável por organizar e liderar alguns dos maiores protestos já realizados contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, convocou seus partidários a boicotarem as eleições para a prefeitura de Moscou da qual era candidato.

Atualizado em 18/07/2013 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução/Twitter Blogueiro deixou corrida presidencial após sentença
Segundo O Globo , simpatizantes do blogueiro acreditam que a pena teve motivações políticas e comprova a repressão aos opositores do governo.
“Estamos profundamente decepcionados com a condenação de @Navalny e as aparentes motivações políticas no julgamento”, escreveu o embaixador norte-americano em Moscou, Michael McFaul, em sua conta no Twitter.
O chanceler britânico, William Hague, declarou sua preocupação com “uma Justiça seletiva na Rússia e a falta de adesão a obrigações internacionais com os direitos humanos”.
O chefe de campanha de Navalny, Leonid Volkov, anunciou que o blogueiro havia decidido abandonar a eleição para a Prefeitura de Moscou e que pedia a partidários que boicotassem a eleição. “Seria estranho participarmos, oferecendo a outra face”, disse.