Blogueiro que defendia reforma do governo é preso na Arábia Saudita
Blogueiro que defendia reforma do governo é preso na Arábia Saudita
No último dia 10 de dezembro, o blogueiro Fouah al-Farhan, 32, foi preso pelas Forças da Arábia Saudita. Farhan escrevia um dos blogs mais populares do país, o alfarhan.org, que denunciava a corrupção e defendia uma reforma no governo saudita.
De acordo com o site do New York Times , Farhan já suspeitava de que seria preso duas semanas antes da ação e enviou um alerta a seus amigos."Eu fui informado de que existe um mandado de um oficial de alto posto no Ministério do Interior para me investigar". É o que se pode ler na carta disponibilizada em seu blog que, atualmente, foi modificado para se tornar um portal em defesa de sua libertação e está sendo atualizado por outros usuários da rede.
Na mesma carta, Farhan declara acreditar que a razão para sua prisão foi ter escrito sobre prisioneiros políticos no país que foram detidos sob suspeita de terrorismo, o que pode ter gerado desconfiança das autoridades e suspeitas de que ele iniciava uma campanha online em prol dos presos. O blogueiro também afirma que foi obrigado a assinar um documento em que se desculpava por seus atos, mas declara não saber o porquê de tais desculpas já que denunciou "um governo mentiroso por acusar aquelas pessoas de terrorismo".
Por outro lado, o General Mansour al-Turki, porta-voz do ministério do interior do país, explicou que a detenção foi feita para a investigação de violações específicas de leis. "Ele não está sendo preso. Está sendo questionado, e não acredito que permanecerá detido por muito tempo. Tirarão dele a informação que precisam e então deixarão que saia", explicou o general. A família permanece, entretanto, impedida de visitá-lo.






